Aprenda a ser solteiro

Quando não são os poetas cantando "fundamental é mesmo o amor. É impossível ser feliz sozinho...", tem sempre uma mãe, uma tia ou um amigo condenando quem está solteiro, como se a situação fosse um problema. E como já não bastasse, tem até pesquisa dizendo que as pessoas comprometidas são mais saudáveis. De acordo com um estudo da Universidade de Tel Aviv, em Israel, os homens solteiros têm 64% a mais de chances de sofrer um derrame fatal em comparação aos casados. Mas isso vale apenas para quem tem um relacionamento satisfatório, pois a felicidade influi positivamente sobre a saúde física e emocional.



Se você procurar o termo “solteiro” em qualquer site de busca, todos os resultados apontarão para serviços de encontros. Parece até que a sociedade exige que todos tenham um par, que é impossível ser feliz sozinho. Mas, na verdade, existe uma diversidade de coisas que só acontecem para as pessoas solteiras e, por isso, a combinação da palavra “solteiro” e “sozinho” é muito relativa.

Sabia que existe uma grande diferença entre ser solteiro e estar solteiro? Quando alguém diz que está solteiro, a impressão é de que aquela pessoa não vê a hora de começar um novo relacionamento. Parece que o tempo está passando e é preciso correr para a balada e exercer as habilidades de caça ou ficar observando todos que passam, esperando que, por milagre, a pessoa certa cairá do céu. Isso é estar solteiro: não aceitar a situação.

Já os que são solteiros, não pretendem namorar tão cedo e levam a vida de forma mais aberta, sem se preocupar com essa obrigação social do relacionamento. Por isso, são pessoas mais agradáveis e que, consequentemente, aproveitam melhor as festas, as companhias e os amigos. Se você está namorando e é feliz, também está aproveitado a vida do seu jeito e, para nos solteiros, não adianta ficar preso a ideia de que jamais terá alguém do lado, não é preciso ficar se dramatizando por isso, afinal a vida é feita de fases, portanto é fundamental aproveitar cada uma delas.



Hoje, muita gente têm preferido ficar mal-acompanhada do que só, por causa das convenções sociais, o que é uma má escolha. Se você enxerga a vida de solteiro como um drama, deveria pensar na liberdade que muitas pessoas não conhecem por medo de ficarem sozinhas. É difícil quebrar dogmas como este, então, o solteiro sente-se obrigado a ser infeliz, incompleto, como se a felicidade estivesse sempre presa a outra pessoa. Porém, como é possível oferecer felicidade a outra pessoa se não é possível ser feliz consigo mesmo?

O ser humano vive buscando em outra pessoa um sentimento que ele mesmo deveria possuir. Eis a base de um relacionamento feliz: oferecer amor, mas amar-se também. Mesmo assim há quem prefira passar a maior parte do tempo no time dos solteiros. Assim como há quem passe dias, meses ou até anos cabisbaixo por não ter um “esquenta pés” para chamar de seu... E a maioria das pessoas alterna esses dois estados durante a vida.

Os relacionamentos ajudam, mas não se pode esperar que o cônjugue seja o ponto de alegria e equilíbrio da sua vida. Ficar sozinho, no entanto, pode ser uma opção prazerosa, na qual se descobre o valor da própria companhia, aproveita-se melhor os amigos e a família. A verdade é que existe uma multidão de solteiros que é silenciosamente feliz.


Por Adriane Souza

4 comentários:

Tatiana disse...

Ahhh eu solteira.. e aproveito ao máximo essa condição!!! O importante é aproveitar a vida sempre!

Micaelle disse...

Muito bom o texto, :)

Anônimo disse...

Gostei,estava precisando de uma palavra assim hoje.Parabéns....

Unknown disse...

Muito bom o texto. Acabei de ficar solteiro pois mesmo eu dando o mundo para ela, a mesma preferiu outros caminhos. Vamos ver como sairei nesta nova jornada, pois nunca consegui ficar solteiro por muito tempo.

Postar um comentário